O BONECO
Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés
. Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.
a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos? O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?
b) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental? O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?
c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?
d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade? Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas idéias?
e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?
f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nossa escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?
-> Após a construção do boneco e a análise das respostas, elaborar um debate com os alunos estabelecendo assim uma reflexão a respeito do papel do homem em relação a natureza na tentativa de promover uma interação equilibrada.
-> Sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente, desenvolvendo o sentimento de que as ações necessitam ser continuas e que começam na educação com os próprios alunos.
-> Elencar as questões de desenvolvimento sustentável e educação ambiental.
Fonte: Extraído e adaptado da cartilha “Semana do Estudante - Há que se cuidar da vida”, 2007. PJE-PJB.
tinha que ter a respostas nas perguntas !!!
ResponderExcluirdevemos preservar aquilo que temos antes que acabem!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirisso e muito importane pois estimula a mente do aluno apesar de nao ter respostas mas as respostas ate um aluno do ensino fundamental saber responder!!!
ResponderExcluirNa verdade as perguntas são sugeridas para o trabalho do professor em sala, sendo que a elaboração da resposta pode ocorrer com a participção dos alunos em debates e discussões sobre o tema.
ResponderExcluirAdorei a idéia, irei utilizar em uma palestra sobre HORTA ORGÂNICA, irei adaptar as perguntas!!
ResponderExcluirObrigada :)
Adoremos. Somos estagiários e vamos utilizar essa dinâmica em nossas aulas aqui em Caicó-RN.
ResponderExcluir