“ORIENTAÇÃO”
Material: quadrado de papel pardo, giz colorido, bússola, rosa dos ventos e fita crepe.
Dinâmica: organizar os alunos em trios e levá-los ao pátio do colégio ou em alguma região que bata sol.
-> Um dos alunos fixa o papel pardo no chão e se dirige ao centro do papel.
-> Outro aluno faz um risco de giz onde se dirige à sombra do aluno que está no centro. Com outra cor de giz é realizado um risco contrário ao da sombra.
-> Após este primeiro momento, o professor trabalha a posição dos alunos em relação ao Sol.
Fazendo os seguinte questionamentos:
O que se encontra no sentido da sombra, com relação ao “Joãozinho”?
Se caminhássemos no sentido do Sol, que parte do colégio encontraríamos?
-> Assim aos poucos o professor desafia os alunos quanto a posição do Sol (nascer e pôr-do-sol). E trabalha posteriormente as nomenclaturas Leste/Oeste e Norte/Sul.
-> Com a participação dos alunos produzam uma rosa-dos-ventos e com o auxílio de uma bússola comecem a criar situações de localização e orientação na sala e na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário