Material:
Folha de papel ofício, lápis colorido, lápis preto e borracha.
Dinâmica:
Os alunos levam a tarefa de observar o caminho que fazem de suas casas para a escola.
E desenhar o caminho percorrido.
Ao professor cabe o papel de contextualizar a tarefa.
Indagando:
- o endereço de cada aluno, de onde vem, onde mora (bairro, rua, número, etc);
- pontos de referência (locais de destaque que sirvam para localizar as pessoas);
- verificar se no caminho da casa para a escola, quais elementos foram vistos primeiro e quais estão próximos uns dos outros (posicionamento/vizinhança);
Reflexão:
Nesta atividade o aluno trabalha com a construção das Relações Topológicas: antes, depois, entre, vizinhança, etc. Com as relações Projetivas: direita e esquerda e com reversibilidade corporal. E tenta iniciar a abstração de escalas nas relações de proporção e razão provenientes das Relações Euclidianas.
Aproveitando a oportunidade, desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!!!
As postagens voltam em 2011, com muito mais novidades e possibilidades de se pensar a Geografia em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário