Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PRODUÇÃO DE UM "GLOBO TERRESTRE"

Introdução

Pesquisando materiais e atividades para proporcionar o apoio pedagógico aos docentes de Geografia tomei ciência do LAEGE e das propostas de atividades e projetos desenvolvidos no laboratório.

Com materiais de baixo custo, sucata ou material descartável, é possível melhorar as aulas de Geografia para dar ao aluno meios para apreender e perceber alguns fenômenos ou conceitos geográficos importantes. No Curso de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro (SP), é oferecida para os alunos de Licenciatura, como disciplina obrigatória do currículo, a aula de "Instrumentação para o Ensino de Geografia". O curso é ministrado em um laboratório didático (Laboratório de Apoio ao Ensino de Geografia - LAEGE), vinculado ao Departamento de Geografia, com aulas práticas, correspondentes a uma série de "projetos", que objetivam dar ao futuro professor os meios para melhorar seu desempenho didático. Aos interessados o LAEGE abre matrículas para acompanhamento do curso no início do ano letivo.
Muito interessante a abordagem de um experimento que é de conhecimento da grande parte dos docentes de Geografia. Vale a pena conferir.

Objetivos e utilidade

A partir de uma esfera de isopor, produzir na sua superfície os meridianos e paralelos (a linha do Equador, de Greenwinch e o Meridiano Internacional de Data) e os fusos horários, reproduzindo o globo terrestre. Na parte interna da esfera/globo terrestre de isopor, a composição (o corte) das camadas que formam o interior da Terra (Núcleo, Manto e Crosta terrestre) e ainda, no conjunto, o Sistema Terra-Lua. O uso deste conjunto abrange vários tópicos do programa de Geografia e o professor pode lançar mão deste instrumento na medida das suas necessidades.

Material empregado

 Duas semiesferas de isopor de 250 mm de diâmetro
 Uma folha de cartolina branca
 Um pedaço de madeira (cerca de 20 cm)
 Um pedaço de madeira (para servir de base)
 Um prego ou parafuso
 Martelo
 Compasso grande
 Caneta (marcador) preta para retroprojetor
 Caneta (marcador) vermelha para retroprojetor
 Barbante
 Palito de dente
 Dois pedaços de papelão
 Um metro de arame galvanizado nº 14
 Alicate
 O corpo vazio de uma caneta BIC (sem a carga e tampas)
 Régua flexível de 30cm
 Cola para isopor ou cola branca
 Pedaço de isopor (3 a 4cm2)
 Duas esferas de isopor de 100mm
 Caixa de tinta guache, com as cores básicas
 Pincel médio
 Tesoura
 Serra tico-tico

*  O material acima pode ser adaptado, sendo substituído por materiais mais acessíveis a sua realidade.

Procedimento técnico (PASSO-A-PASSO)

1 Desenhe um círculo de 26 cm de diâmetro na folha de cartolina; divida-o em 24 partes (15º cada uma) - use o compasso e transferidor (se assim preferir).       

                                       









2 Coloque sobre o círculo desenhado, uma das semiesferas do "globo" de isopor e com a caneta (marcador) preta para retroprojetor, marque um pequeno ponto na borda da semiesfera, onde coincide com cada linha do ângulo de 15º do círculo desenhado na cartolina - você vai ter na semiesfera de isopor 24 marcas.











3 Amarre um pedaço de barbante (que vai do cimo até a borda da semiesfera), num palito e finque-o exatamente no topo da semiesfera.

4 Com o barbante amarrado no palito fixo no topo da semiesfera, esticado firmemente sobre cada um dos pontos marcados na borda, desenhe uma linha sobre a superfície curva com a caneta (marcador) preta. Escolha apenas uma das linhas para marcar o Meridiano de Greenwich e a Linha Internacional de Data (antípoda de Greenwich) com a caneta (marcador) vermelha. A partir de Greenwich (Meridiano 0º) marque em cada linha, de 15º em 15º (15º, 30º, 45º até 180º) para o hemisfério Leste ou Oriental, repetindo o mesmo procedimento para o hemisfério Oeste ou Ocidental, de modo que ao todo completem os 24 fusos horários (cada fuso correspondendo a 15º de longitude cada).





5 Acople a outra semiesfera de isopor na semiesfera que foi desenhada os meridianos e marque com a caneta (marcador) preta, os pontos correspondentes aos meridianos traçados e com a caneta (marcador) vermelha, o Meridiano de Greenwich e a Linha Internacional de Data. Repita o mesmo procedimento com o palito e o barbante nesta outra semiesfera, completando os semicírculos. Não use nesta outra semiesfera a marcação através da cartolina, pois dificultará a acoplagem com a outra semi-esfera, podendo não coincidir a continuação dos semicírculos meridianos.










6 Para fazer os paralelos, divida o barbante (preso no palito fincado no topo da semi-esfera), em 5 partes, usando a régua flexível e a caneta (marcador) preta; faça um pontinho em cada uma das 5 partes e marque-os sobre os meridianos. Depois de todos marcados, ligue-os um a um, formando os círculos paralelos em torno das semiesferas de isopor. Na linha do Meridiano 0º, marque de baixo para cima, nos paralelos que aí cruzam, os graus correspondentes (em geral correspondem aos paralelos 18º, 36º, 54º, 72º e 90º); com as duas partes das semiesferas de isopor acopladas, formando o globo terrestre, resta passar a caneta (marcador) vermelha, ao longo do Equador, demarcando um círculo em torno do globo.












7 Corte metade do corpo de caneta BIC com a serra tico-tico (de modo que fique um tubo livre), escolha o "polo Sul" do globo de isopor, enterrando-a até transpassar para a parte interna da semiesfera, deixando para fora somente uns 2 cm. Na parte interna, use um pedaço de isopor e enterre o restante da caneta com um pouco de cola, de modo que fiquem colados a caneta no isopor e este na parede interna da semiesfera.






8 Para montar o pedestal do globo, proceda da seguinte maneira: no centro da madeira que servirá de base, de baixo para cima, pregue o prego ou parafuso, de maneira que a ponta dele fique voltada para cima. Ali, com um pouco de cola, fixe a haste de madeira com leves marteladas (deixando-o preso tanto com o prego como pela cola). Sobre a haste de madeira fixada na tampa de madeira, pregue ou parafuse apenas uma parte (com cuidado para não esfacelar a haste de madeira), deixando para fora o restante (que servirá para ser introduzido no tubo da caneta já fixada no globo, como um eixo, deixando-o livre para girar); antes, retirar a 'cabeça' do prego (se necessário) com o alicate e a serra tico-tico, deixando-o liso para penetrar sem obstáculo no tubo da caneta fixada no globo.






9 Está pronto o pedestal e o globo, com as latitudes, longitudes e fusos horários, Meridiano de Greenwich, Linha Internacional de Data, Equador terrestre; resta fazer o sistema Terra-Lua.


10 Para o sistema Terra-Lua corte um pedaço do arame nº 14, em torno de 70 cm, no qual, numa das extremidades, faça uma pequena dobra em "L" com o alicate (para encaixar na Lua); na outra extremidade, com o alicate, dê várias voltas (torcendo em torno) do prego ou parafuso sobre a haste de madeira, deixando um espaço para o prego se encaixar no tubo da BIC, fixada no "polo Sul" do globo de isopor.


11 A Lua é feita com a esfera de isopor de 100 mm que deve ser pintada de cinzaescuro com o guache; a porção do 'bico' da tampa da caneta BIC, serrada (em torno de 1cm), deve ser introduzida, com um pouco de cola, no "polo Sul" da Lua; faça antes, no ponto superior do bico da tampa, um furo com um prego mais grosso, de modo que o arame que sairá do pedestal tenha sua extremidade em "L" aí encaixada.











12 E o interior da Terra, como fazer? Separe novamente o globo de isopor em duas partes e, numa delas, coloque um dos pedaços de papelão/ cartolina/ papel pardo cortado em círculo de modo que se encaixe um pouco abaixo do contato entre as duas semiesferas.


13 Corte ao meio a esfera de isopor de 100 mm que sobrou, de modo que a metade da esfera seja colada no meio do papelão já fixo numa das semiesferas, formando o Núcleo da terra; na outra semiesfera, faça um buraco em forma de círculo, de modo que ao acoplar as duas semiesferas, uma se encaixe perfeitamente na outra. Pinte a meia esfera (o Núcleo) colada no centro do papelão encaixado na semiesfera, num degradê de vermelho mais intenso no centro e menos intenso nas bordas; pinte em torno (o Manto), também em degradê, do alaranjado ao amarelo, na direção das bordas do círculo, até próximo da Crosta, que poderá ser pintada de duas cores (uma na parte interna, marrom, representado o SIMA e a externa, verde, representado o SIAL).










    Produto Final



Atividade adaptada do site da “Revista Geografia” – projeto retirado do LAEGE.

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