Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Oficina sobre a Copa do Mundo

"COPA DO MUNDO 2010 - TODOS PELA ÁFRICA"

JUSTIFICATIVA
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeadas por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de Copa do Mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.


OBJETIVOS GERAIS
A oficina visa a um trabalho interdisciplinar, pois eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, considerando o enorme espaço que o futebol assumiu na nossa cultura. Assim, entendemos como necessário:
• Trabalhar as várias etnias e culturas, procurando valorizá-las e respeitá-las.
• Identificar e compreender que um evento como a Copa do Mundo promove a união dos povos, desperta a paixão das nações, aflora o patriotismo, serve como grande oportunidade para intensificar o potencial econômico que envolve o futebol e oportuniza o conhecimento de aspectos físicos, culturais, econômicos e sociais dos países envolvidos.


OBJETIVOS DE GEOGRAFIA
• Compreender a dinâmica cultural da Copa do Mundo, assim como a diversidade étnica que envolve em particular a África do Sul anfitriã da Copa do Mundo de 2010;
• Analisar e compreender o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional";
• Identificar e analisar a Copa como instrumento de informação, pois dá sentido ao mapa-múndi e a muitos conceitos, fatos e conhecimentos geográficos. (Temos como alguns exemplos: Ninguém havia ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990; Ter no mesmo campo inimigos políticos em 1998 como os jogadores de Irã e Estados Unidos que trocaram flores no gramado);
• Problematizar a dinâmica do mundo globalizado e do sistema capitalista que envolve a Copa do Mundo (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadoria).


OBJETIVOS DE HISTÓRIA
• Abordar a retrospectiva das Copas;
• Compreender as noções de patriotismo e nacionalismo assim como, refletir acerca do patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos;
• Identificar momentos históricos que contextualizavam as Copas do Mundo, assim como personagens históricos que se destacaram nos anos de mundiais.


ESTRATÉGIA
• Ambientação da sala com o tema da Copa do Mundo;
• Acolhimento aos alunos;
• Dinâmica para integração do grupo;
• Atividades lúdicas para formulação de conceitos;
• Apresentação de vídeos e clipes para contextualizar a Copa da África e abordar a história das Copas;
• Dinâmica de Grupo para desenvolver questões referentes à Geografia e História;
• Debates e discussões a respeito da dinâmica capitalista que se insere no contexto de uma Copa do Mundo;
• Apresentação dos resultados do debate em forma de encenação;
• Uso da sala de informática para trabalhar com o mapa da África, com uma poesia e algumas imagens referentes à temática da Copa do Mundo.


DESENVOLVIMENTO
• Iniciaremos a oficina com a recepção dos alunos na sala ambientada em clima de Copa do Mundo. Logo na entrada, os alunos receberão pequenos círculos feitos de papel de cores variadas (serão quatro cores) simbolizando uma bola de futebol, essas “bolas” serão utilizadas na primeira atividade a ser realizada na oficina. Pois servirão como instrumento de divisão dos grupos para a atividade.

• Separados em grupos os alunos irão assistir um breve vídeo que contempla a mobilização criada pela Copa do Mundo nas nações despertando os sentimentos patrióticos e nacionalistas (o vídeo apresentado foi retirato do youtube - "Brahma - Guerreiros Copa 2010). Após a apresentação do vídeo, serão distribuídas aos alunos pequenas réplicas de camisetas feitas em papel cartão branco, onde em grupo os alunos redefinirão o uniforme da seleção brasileira de futebol utilizando as cores da bandeira. Junto ao uniforme uma frase de apoio e incentivo deverá ser criada. Os grupos então afixarão suas camisetas e frases em um painel e justificarão a confecção do uniforme e a frase. Durante as explanações, interferências serão realizadas pelos professores a fim de formar com os alunos os conceitos de patriotismo e nacionalismo e a importância desta prática para o crescimento da nação.

• Logo a seguir, os alunos serão convidados a prestigiar um vídeo que aborda a História das Copas, com imagens marcantes e fatos curiosos (retirado do site brasil.gov.br), que despertará o interesse dos alunos a conhecer um pouco da Geografia e História das 32 seleções que participam da Copa do Mundo de 2010. Aguçados com o vídeo e novamente nos grupos, os alunos irão participar de uma outra atividade. A atividade apresentará um quadro de cortiça dividido em 8 partes em alusão aos grupos da Copa de 2010. Em cada parte estarão 4 informações (podendo ser imagens ou informações históricas e/ou geográficas). Nos grupos estarão espalhadas as bandeiras das seleções que disputam o mundial e no verso das bandeiras uma dica estará colada, sendo assim os grupos deverão relacionar as informações com as dicas e desta forma afixarão as bandeiras nos espaços formando os grupos que fazem parte da Copa do Mundo da África.

• Após a atividade citada acima, e ainda nos grupos, irão analisar uma apresentação de power point onde o intuito é tratar do contexto sócio-econômico, onde a Copa do Mundo se insere dentro de uma perspectiva de mundo globalizado em que o sistema capitalista e a aplicação mercadológica versa mais alto. A proposta ao final do power point é seduzir os alunos a elaborarem estratégias para vender bolas de futebol, porém essas bolas que serão distribuídas pelos grupos não são idênticas e possuem materiais e significância dispare. Os grupos terão um tempo para desenvolver estratégias para venda do produto, assim como definir o público alvo e uma generosa justificativa para a escolha. Diante das apresentações realizadas, haverá um debate acerca dos resultados e a construção da idéia de que os sonhos e realidades que acercam os 32 países da Copa são distintos, resultantes de seu desenvolvimento econômico e de sua inserção no cenário político e que a Copa une as nações contemplando as diferenças deixando em segundo plano conflitos, classificações econômicas e sociais.
Para finalizar essa atividade será exibido uma propaganda do Banco Itaú retirada do youtube - "Itaú - ponto de vista", que apresenta a mensagem em que as diferenças sejam elas quais forem são suprimidas pela união dos povos em torno do futebol.

• Terminada as atividades realizadas na sala de multimeios, os alunos serão encaminhados à sala de informática onde desenvolverão 2 atividades nos computadores. Na primeira atividade os alunos irão acessar um programa disponibilizado no site Revista Escola no qual em um mapa interativo da África eles navegarão em busca de informações a respeito do continente que recebe a Copa. A segunda atividade se trata de uma poesia sobre a Copa (anexo 1) que será apresentada aos alunos e terá a letra disponível no word em cada computador. Com a letra da poesia e algumas imagens pré-selecionadas, os alunos, fazendo-se valer da criatividade e espírito crítico, organizarão uma montagem com imagens que deverá fazer alusão a alguns trechos da poesia.

• Obs.: durante as atividades realizadas pelos alunos músicas referentes a temática da Copa serão reproduzidas para auxiliar na ambientação da oficina.


MATERIAL / RECURSOS
1. Aparelho de som;
2. Datashow;
3. Computador;
4. Vídeos sobre a copa;
5. Cartolinas (azul, verde, amarela e branca);
6. Fita dupla face;
7. Quadro de cortiça;
8. Réplicas de camisetas em papel cartão para colorir;
9. Lápis de cor;
10. Bandeiras das seleções em cartolinas encapadas com papel contact;
11. Letras e videoclipes de músicas com referências à Copa e/ou futebol;
12. Bolas de futebol feitas com diferentes materiais.


AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, observando-se o desenvolvimento cognitivo do aluno, sua participação e o resultado final de suas atividades.


Projeto interdisciplinar apresentado e desenvolvido no Cescon nas áreas de Geografia e História pelos professores Ieda Maria Galvão dos Santos e Lucas Luiz Lamosa.

ANEXO

1.
Ópio do Povo
A bola está rolando,
O povo está sendo enrolado!
E o trabalhador,
Pobre coitado,
Desempregado,
Gasta o sal do almoço
Para comprar a televisão,
Em prestações adiadas,
(Depois da copa)
a juros exorbitantes
Pra que calcular?
Que nada,
Nem saberia nestes instantes!
Quer viver de ilusão!
Matar a fome dos sonhos
Matar os filhos de fome
E esquecer a inflação!
O governo satisfeito,
Aproveita da situação!
Gasta com shows de artifício
Não mede qualquer sacrifício
Para alimentar este vício
E apagar da memória de todos,
A farra
Do mensalão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário