Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Blocos econômicos e sua influência na regionalização do espaço mundial


Como havia prometido segue uma atividade para 8ºano referente ao conteúdo do 2º bimestre.

Essa é uma sugestão de aula para desenvolver o assunto sobre Blocos Econômicos, abordando desde o processo de formação dos blocos, os países integrantes de cada bloco econômico, assim como os excluídos, a dinâmica político-econômica ao qual estão inseridos e o papel dos blocos no cenário mundial.

Material necessário
- Mapa-múndi;
- Cópias reduzidas do planisfério, em quantidade para o trabalho em duplas ou trios;
- Papel de seda ou vegetal;
- Lápis de cor, lápis ou lapiseira e borracha.

Desenvolvimento
- Em uma aula introdutória, com a apresentação de powerpoint (elaborado pelo professor) ou mesmo na lousa com o auxílio do mapa mundi, converse com os alunos a respeito do que vem a ser os blocos econômicos, seu processo de construção e como eles estão inseridos no contexto econômico, político e social.
- A partir da construção do conceito de blocos econômicos:

* Exponha na classe o planisfério político e mostre (em cópias impressas ou no computador, se disponível)a configuração dos blocos econômicos e as mudanças nos centros de poder ao longo da história. Converse com os alunos sobre o que eles pensam a respeito da formação dos blocos, como eles mudaram no decorrer do tempo e como está o cenário nos dias de hoje, levando em consideração três momentos principais:
1) o início do século XX — mundo pré-guerras;
2) a bipolarização do mundo pós-guerra;
3) o contexto atual.
Localizem, então, no mapa-múndi, os principais blocos atuais, como MERCOSUL, NAFTA, UE e Apec, e a pretensão da formação da ALCA, discutindo os principais aspectos que os diferenciam e os tornam importantes no cenário econômico e geopolítico internacional.

* Proponha a confecção de croquis cartográficos. Relembre conceitos que devem ser utilizados, como título, legenda e escala. Para começar a atividade, os alunos devem sobrepor o papel de seda ou vegetal à cópia do planisfério. Em seguida, contornar os limites de cada continente e, utilizando cores diferentes, contornar as áreas de abrangência de cada bloco econômico. Em seguida, confeccionarão as legendas conforme os elementos representados no croqui. Ao final, deverão colocar um título adequado ao aspecto representado.

* Com os croquis prontos, inicie um debate sobre o papel dos blocos na economia global, não esquecendo de mencionar os países que estão excluídos desse processo (principalmente os países africanos, da América Central e alguns do sudoeste e sul da Ásia). Monte com a turma uma lista das principais características econômicas, políticas e culturais dos países inseridos nos blocos, em contraposição àqueles que não estão inseridos nesse tipo de integração. Em seguida, discutam a respeito da influência que os blocos econômicos exercem na regionalização do espaço mundial(fato este que ficará bem definido com a produção dos croquis).
Peça aos alunos que elaborem, individualmente, um pequeno relatório registrando seu entendimento a respeito das aulas.


(Atividade adaptada do site Revista Nova Escola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário