Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A importância de se trabalhar a cartografia

    As práticas com mapas eram atividades subutilizadas nas escolas. Hoje se transformaram em preocupação fundamental para o ensino de Geografia. Importantes noções, como a própria localização espacial, são tratadas com o auxílio de mapas. 
     Atualmente observa-se que muitos profissionais voltados ao ensino da Cartografia, estão desenvolvendo modelos para que alunos do ensino fundamental aprendam o que é uma escala, como é feita a representação do relevo, o que é uma projeção cartográfica etc. Entretanto, sem se preocupar com o exercício da própria cartografia no cotidiano da escola, quando do ensino de outras disciplinas como geografia, história, sociologia, dentre outras que podem utilizar essa ferramenta e seus produtos no seu aprendizado.
     Então como ensinar Cartografia? Inicialmente o que deve ser feito é despertar o interesse do aluno para as aplicações cartográficas, conduzindo-o a exercitála sem que isto configure um tópico de uma disciplina ou ela própria. Afinal por que aprender cartografia?
    Este despertar para a cartografia pode se iniciar com o aluno ainda na pré-infância, através de informações elaboradas pela própria escola na forma de mapas, a respeito de sua vizinhança, acesso, meios transporte, segurança pública, etc..., pelos pais e depois o próprio aluno passará a elaborar seus “mapas”, independentemente de saber o que é escala, projeção ou qualquer técnica cartográfica.
    Trata-se do exercício natural dessa ferramenta, que ocorre com o crescimento do conhecimento adquirido nas diversas disciplinas, das necessidades e do interesse do próprio aluno.
     Sendo assim, reforço a causa defendida no ano passado, precisamos nos fazer valer desta importantíssima ferramenta em sala de aula, trabalhando conceitos e agregando valores e conteúdos em diferentes momentos, oportunizando uma aprendizagem reflexiva, crítica e com qualidade para os nossos alunos.



Texto adaptado de "Ensinando Cartografia" de  Paulo César Gurgel de Albuquerque.
Vídeo extraído do youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário