Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

segunda-feira, 14 de março de 2011

O terremoto e o tsunami no Japão

    Às 14h46min do dia 12 de março um forte terremoto de 8,9 graus na escala Richter – com epicentro no oceano a 24 km de profundidade e a apenas 130 km da costa do Japão – sacudiu o arquipélago. Nesta magnitude, o sismo tem a força suficiente para dizimar cidades inteiras. Minutos depois, um tsunami devastou várias cidades da costa nordeste do país, em especial a província de Miyagi, cuja capital é Sendai, com 1 milhão de habitantes. Foi o maior abalo já ocorrido no país, situado entre os dez maiores já registrados pela humanidade.

    Mesmo sendo um país rico, organizado e com espaços estruturados para suportar abalos – os japoneses estão acostumados a tremores de terra diários –, os efeitos são devastadores: o cenário é de terra arrasada, com destroços amontoados em várias cidades da região. O abalo foi de grande magnitude, mas a maior parte da destruição resulta da ação do tsunami, com ondas de até 10 metros de altura que arrastaram casas, carros, barcos, equipamentos públicos e edificações terra adentro. Entre os efeitos mais preocupantes está o comprometimento de reatores nucleares em Fukushima. Houve também repercussões em ilhas do Pacífico e na costa oeste do continente americano. Nos dias seguintes, sucessivos tremores foram registrados no país.

    É importante que os estudantes se apropriem de explicações sobre a ocorrência dos fenômenos naturais como esse e aproveitem a oportunidade para refletir sobre os limites da ação humana diante da intensidade de episódios de grande porte.

    Explique à turma que nas próximas aulas eles vão analisar os terremotos e tsunami ocorridos no Japão e suas consequências sociais e econômicas. O trabalho será dividido em três temas:

a) causas e ocorrências de terremotos;

b) os tsunamis como efeito conexo dos abalos sísmicos;

c) a capacidade atual da organização social japonesa para lidar com catástrofes naturais desse tipo, incluindo-se aí as redes de cooperação internacional.

(texto extraído e adapatdo da proposta do professor Roberto Giansanti apresentada no site da Revista Nova Escola / http://revistaescola.abril.com.br/)



Vídeos para ilustrar e desenvolver o tema da aula.

Reportagem do Jornal Nacional (Rede Globo) sobre a força dos terremotos e dos tsunamis, exemplificado pela recente catástrofe ocorrrida no Japão.






Nasa divulga primeira imagem do Japão após terremoto e tsunami
Extra Online 12/03/2011 às 13:09
Imagem do satélite de observação da Terra, da Nasa / Foto: Reuters

A Nasa (agência espacial americana) divulgou neste sábado a primeira imagem do Japão após o país ter sido atingido por um terremoto e uma tsunami. A fotografia feita pelo satélite de observação da Terra mostra a região de Sendai inundada e devastada pela onda gigante que destruiu a costa japonesa na sexta-feira.


Abaixo, duas imagens capturadas pela Nasa mostram a região de Sendai antes e depois do terremoto. A primeira foi feita ainda no dia 11 de março e, a segunda, neste sábado.


Imagem do satélite de observação da Terra, da Nasa / Foto: Reutersnar legenda



3 comentários:

  1. muito bom , parabéns além de ter tudo o que eu precisava para o meu trabalho de geôgrafia,ficou muito legal;)

    ResponderExcluir
  2. muito bom!parabens , além de ter tudo o que eu precisava para o meu trabalho de geografia,ficou muito legal;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Camila.
    Caso precise de algum material entre em contato.
    Abraço.

    ResponderExcluir