Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Conhecendo o nosso município

O objetivo desta atividade é sistematizar o conceito de território institucional e orientar o aluno no sentido de conhecer melhor os administradores locais. Nesse momento, seria importante convidar alguém ligado à administração municipal (vereadores, um de seus assessores ou, ainda, um representante da prefeitura) para ir até a escola e falar sobre o município e os projetos que estão em andamento na Câmara Municipal.

Busca-se, nesta atividade, levar até o aluno um pouco do trabalho que os vereadores desenvolvem, podendo-se ressaltar a importância do voto consciente e a cidadania exercida nas eleições. É possível até promover uma eleição na escola para o grêmio estudantil, com a promoção de debates e o compromisso dos alunos para exercer o mandato.

Para responder às questões a seguir, consulte um mapa do seu município e procure uma bibliografia confiável:

a) Qual é o nome do município onde você vive?
Resposta pessoal.

b) Qual é a área que ele ocupa?
Resposta pessoal. Esta resposta pode ser encontrada na prefeitura de sua cidade, em cartórios municipais, no IBGE ou em mapas políticos estaduais que apresentam a área dos seus respectivos municípios. Caso você tenha acesso à internet, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dispõe de um site que oferece esses dados: http://www.ibge.gov.br.
Caso nenhuma dessas possibilidades seja acessível, oriente os alunos a procurarem pessoas da sua cidade que conheçam esse dado.

c) Em uma folha de papel, elabore um mapa do seu município:
• localize, de acordo com os pontos cardeais, os limites do seu município;
• localize os distritos existentes.
Resposta pessoal.

d) Como e quando foram estabelecidos legalmente os limites territoriais do seu
município?
A resposta depende do município onde vive o aluno. O aluno terá a oportunidade de descrever os conflitos ou as negociações que acompanharam a delimitação da extensão territorial do município onde vive.

e) Quem são atualmente o prefeito e os vereadores do município onde você vive?
Descreva algumas ações deles.
A resposta depende do município onde vive o aluno e do que está sendo realizado nele.
O objetivo deste registro é fazer com que o aluno sistematize os dados referentes ao município onde mora, desde sua formação histórica e territorial, seus limites geográficos até os grupos sociais envolvidos na construção desse processo.

(extraído do material didático Geografia, Sociedade e Cotidiano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário