Nos encontros com os docentes de Geografia, nas visitas realizadas nas U.E.s, me foi solicitado um roteiro que fosse interessante para trabalhar com os alunos em uma saída para realizar o estudo do meio.
Desta forma, pesquisei algumas possibilidades e adaptando dentro das diversas realidades disponibilizo para os docentes um modelo.
Estudo do meio
Organização
• Escolher um ou mais lugares que alunos e professores desejam estudar.
• Levantar o conhecimento que o grupo já possui sobre a área selecionada.
• Fazer um reconhecimento prévio: ida ao lugar escolhido para observação sensitiva
(olhar, ouvir, sentir o cheiro).
• Levantar o material e a bibliografia existente sobre esse lugar: mapas (antigos e atuais),
fotografias, poemas, livros, músicas, reportagens de jornais e revistas, vídeos e outros
tipos de documento que registrem sua história.
• Selecionar e analisar o material coletado.
• Definir um problema (uma questão) com base no que viram no local e no material
coletado.
• Selecionar pessoas que vivem no lugar para serem entrevistadas.
• Elaborar um roteiro de entrevistas.
• Dividir os grupos e as tarefas a serem feitas na saída a campo: entrevistador,
observador, desenhista, fotógrafo e redator.
• Definir uma data para a saída, quando será feita a coleta de dados sobre o lugar.
• Agendar a visita, caso seja necessário (museu, órgãos públicos, indústrias, parques
etc.).
• Definir o trajeto.
• Estabelecer condutas e normas com o grupo.
• Elaborar o caderno de campo com os roteiros das entrevistas, mapas, fotografias,
orientações, condutas etc.
• Providenciar autorização dos pais para a saída.
Atividades da saída
• Anotar as observações ao longo do trajeto (diário de bordo).
• Entrevistar, fotografar, desenhar e coletar outros dados.
Atividades do retorno
• Socializar o material coletado. No retorno, todo o material coletado deve ser organizado
de forma que todos conheçam as entrevistas, as fotos, os desenhos obtidos etc.
• Analisar os dados coletados com o objetivo de responder à questão formulada na etapa
de preparação do trabalho.
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