Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Construindo uma maquete



Monte três grupos, de modo que cada um represente uma das atividades econômicas: agricultura, comércio e indústria. O objetivo é que os alunos compreendam a relação entre o desenvolvimento da agricultura, do comércio e da indústria e a construção do espaço geográfico.
Com esta atividade é possível avaliar o nível de compreensão do tema pelos alunos. Além disso, você poderá acompanhar a participação individual de cada estudante na atividade coletiva. Se eles apresentarem dificuldades no que diz respeito ao conteúdo, utilize a própria maquete para mostrar o processo de transformação da natureza e a maneira como o espaço geográfico foi construído, de acordo com as técnicas desenvolvidas em cada período.
Com as maquetes montadas, você poderá introduzir algumas noções necessárias à alfabetização cartográfica, como visões vertical, frontal e oblíqua.

1. Represente em uma maquete o espaço geográfico construído historicamente a partir das atividades pré-agrícolas, agrícolas, comerciais e industriais.
• Procedimentos: o trabalho deve ser feito em grupo e cada grupo deverá escolher e representar o espaço geográfico a partir de uma atividade.
• Material necessário: caixas de papelão pequenas, tintas para papel, cola, tesoura, canetas hidrocor, papéis coloridos, uma base de papelão ou madeira. Procure não utilizar isopor por ser um produto de difícil reciclagem.

Roteiro para montar a maquete:
a) Antes de fazer a maquete, elaborem um desenho preliminar do que o grupo quer representar. Destaquem os aspectos naturais e culturais.

b) Selecionem as caixas proporcionalmente, de acordo com as construções a serem representadas, de modo que uma casa não fique maior que um edifício.

c) Remontem as caixas pelo avesso, assim os rótulos não aparecerão.

d) Pintem as caixas de acordo com a função (moradia, comércio, empresa etc.).

e) Colem-nas na base de madeira ou de papelão.

2. Exponha o trabalho na sala de aula e debata com os alunos o seguinte tema: “Como o ser humano construiu o espaço geográfico”.

Por meio de uma estratégia lúdica, o objetivo desta atividade é mostrar o processo de transformação do lugar onde o aluno vive e verificar qual das atividades econômicas mais se desenvolveu nesse lugar.

(Atividade adaptada do portal Escola Educacional.)

Um comentário:

  1. achei muito interesante esta de parabéns quem fez e publicou este texto!bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!!ASS;KEPHANNY

    ResponderExcluir