Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Trabalhando com pirâmide etária

Pirâmide Etária

Trata-se de uma ilustração gráfica que mostra a distribuição dos diferentes grupos etários, em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. É baseado numa estrutura etária da população, ou seja, a repartição da população por idades.
As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido economicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular.

Quando se estuda a estrutura etária da população tem-se em conta três grandes grupos etários:

• jovens, dos 0 aos 14 anos;
• adultos, dos 15 aos 64 anos;
• idosos, com 65 ou mais anos.

O estudo é feito a partir de uns gráficos chamados pirâmides etárias: gráficos de barras que representam a população por grupos de idade e sexo.

Tipos de pirâmides etárias e características:

Pirâmide Jovem: base larga, devido à elevada natalidade e topo estreito em consequência de uma elevada mortalidade e esperança média de vida reduzida. As pirâmides deste tipo representam populações muito jovens típicas dos países menos desenvolvidos.


Pirâmide envelhecida: base mais estreita do que a classes dos adultos. Reflete uma diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. É características dos países desenvolvidos.


Entre estes dois extremos existem situações intermédias:

Pirâmide adulta: a base é ainda larga mas existe um aumento da classe dos adultos e dos idosos. A taxa de Natalidade está a diminuir e a esperança média de vida a aumentar.


Pirâmide rejuvenescida: reflete alguma recuperação das classes etárias dos jovens em virtude do aumento da fecundidade.



Sugestão de atividade:


Os alunos construirão um questionário com o intuito de coletar informações dos seus vizinhos – idade e gênero – podendo, abranger a rua inteira e se essa for muito extensa, a escolha de algumas quadras.
A partir dos dados coletados, os alunos irão construir a pirâmide etária dos moradores de sua rua (manualmente) e por meio das pirâmides irão comparar com as elaboradas pelos outros colegas e discutir as semelhanças e diferenças, por meio de apresentação oral.

Material necessário:
Papel ofício, lápis e lápis de cor, régua, borracha, caneta para a elaboração dos questionários e das pirâmides etárias.

(Para desenvolver a construção das pirâmides com os alunos você pode facilitar o trabalho com o papel quadriculado (ou milimétrico), assim a construção das pirâmides fica com o formato mais preciso).

Exemplo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário