Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A abordagem do Oriente Médio


O Oriente Médio é uma subdivisão do continente asiático. Essa região possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. É composta por 15 países: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.

Ao abordar essa área do planeta, é imprescindível a utilização do mapa-múndi, pois é através dele que os alunos terão a noção exata da localização e os países integrantes do Oriente Médio. Pergunte aos estudantes o que eles conhecem dessa porção terrestre. Provavelmente eles irão responder sobre os conflitos e a produção de petróleo. Aproveite esse momento para abordar as guerras no Oriente Médio, destacando o conflito árabe-israelense.

Elucide que esse subcontinente é o berço das três principais religiões monoteístas: o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo. Destaque que a cidade de Jerusalém é um local sagrado para essas três religiões. Sua importância para o Islamismo se deve por ela abrigar o Domo da Rocha (de onde Maomé subiu aos céus); Cristianismo: Igreja do Santo Sepulcro (local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus Cristo); Judaísmo – Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos.

Em seguida, explique que essa diversidade religiosa é um dos principais motivos para o desencadeamento de conflitos na região. Aborde outros fatores agravantes, tais como: a dependência de água de países vizinhos; lutas por territórios com recursos minerais, sobretudo o petróleo; situação no contexto geopolítico mundial; formação inadequada de fronteiras. Destaque as guerras provocadas pela instalação do Estado judeu de Israel, enfatizando os conflitos com os palestinos.

Após essa contextualização, proponha a formação de grupos (até 4 pessoas) e entregue um mapa do Oriente Médio (sem a identificação dos países) para cada equipe.
Cada grupo deverá realizar uma abordagem do Oriente Médio, pesquisando os aspectos físicos, sociais, culturais, religiosos, econômicos (principalmente a produção de petróleo), conflitos, a cidade de Jerusalém, entre outros elementos pertinentes.

A pesquisa deve ser entregue juntamente com o mapa do Oriente Médio pintado e com a identificação de cada país.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Um comentário:

  1. Estou realizando um trabalho com meus alunos sobre o oriente medio e adorei esta pagina, possui uma abordagem pratica mas ao mesmo tempo profunda, parabéns.

    ResponderExcluir