As escolas urbanas, especialmente das grandes cidades, convivem com a presença da poluição (ar, água, visual, sonora, etc.). Os rios que cortam os centros urbanos são bastante poluídos, por isso é bom realizar um trabalho de visitação a esses lugares, de maneira que os alunos percebam de perto os problemas ambientais.
Para a realização desse tipo de trabalho, escolha o rio mais próximo da instituição escolar, crie grupos constituídos por três alunos e coloque os mesmos para identificar a condição ambiental do rio. Para isso, o professor deve disponibilizar um roteiro de questionamento, como por exemplo:
• Localizar o rio ou córrego mais próximo da escola e pesquisar informações acerca da extensão do mesmo e os outros municípios que são cortados por ele.
• Identificar a configuração do regime do rio e a qual bacia hidrográfica ele integra.
• Analisar por meio de mapas o que se encontra nas vertentes do rio, tais como casas, áreas agrícolas, indústrias.
• Verificar como o rio está sendo utilizado (irrigação, abastecimento urbano, lazer, produção de energia elétrica etc.).
• Caminhar às margens do rio e anotar aspectos das condições da cobertura vegetal da mata ciliar, além de enumerar as diversas formas de poluições existentes. Propor possíveis soluções para os problemas.
Para a conclusão do trabalho, fotografe e contextualize todas as informações coletadas na visita e depois compartilhe com a turma.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Para a realização desse tipo de trabalho, escolha o rio mais próximo da instituição escolar, crie grupos constituídos por três alunos e coloque os mesmos para identificar a condição ambiental do rio. Para isso, o professor deve disponibilizar um roteiro de questionamento, como por exemplo:
• Localizar o rio ou córrego mais próximo da escola e pesquisar informações acerca da extensão do mesmo e os outros municípios que são cortados por ele.
• Identificar a configuração do regime do rio e a qual bacia hidrográfica ele integra.
• Analisar por meio de mapas o que se encontra nas vertentes do rio, tais como casas, áreas agrícolas, indústrias.
• Verificar como o rio está sendo utilizado (irrigação, abastecimento urbano, lazer, produção de energia elétrica etc.).
• Caminhar às margens do rio e anotar aspectos das condições da cobertura vegetal da mata ciliar, além de enumerar as diversas formas de poluições existentes. Propor possíveis soluções para os problemas.
Para a conclusão do trabalho, fotografe e contextualize todas as informações coletadas na visita e depois compartilhe com a turma.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
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