Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A utilização de mapas no ensino de Geografia

A incidência de casos de analfabetismo geográfico é facilmente notada, isso quer dizer que muitas pessoas não sabem se orientar, não tem noção das direções leste, oeste, norte e sul, além disso, não conseguem situar-se em nível regional ou global.

Esse problema está ligado especificamente à Geografia, uma vez que essa ciência é a que mais usa a cartografia e deve oferecer possibilidades de aprendizagem no estudo de mapas. Cartografia é uma ferramenta freqüentemente usada na Geografia, é de grande valia no estudo de diversos temas, tais como vegetação, clima, relevo ou qualquer assunto relacionado às questões ambientais, além de abordar a realidade humana com todas as suas relações.

A partir da observação de mapas é possível instituir comparações, conhecer dados e realidades inerentes a um determinado assunto, em um mapa pode ser desenvolvida uma leitura ou a interpretação dos dados contidos no mesmo, extraindo localização, escala, fonte, legenda, o que possibilita a estruturação de um conceito abrangente sobre um tema.

O uso do mapa deve fazer parte de todas as aulas de Geografia, para que assim o aluno tenha contato diário com a cartografia e suas produções. O aprendizado nesse contexto pode ter início ainda nas primeiras séries de estudo, logicamente com uma abordagem coerente com a idade promovida através de jogos e brincadeiras.

Entretanto cabe ao professor o papel de refletir a respeito do desenvolvimento cognitivo de seus alunos e se diagnosticar problemas iniciar as atividades com mapas pelo processo de Alfabetização Cartográfica, que segundo Maria Helena Simieli: “Consiste no processo de ensino/aprendizagem para que a pessoa consiga compreender todas as informações contidas no mapa”.

“É na escola que os conceitos cartográficos devem ser ensinados”.

Sendo a escola o espaço em que o indivíduo é alfabetizado e aprende os cálculos aritméticos, é, portanto, nesse espaço que deve-se dar o ensino da Cartografia, para que assim possamos formar indivíduos que tenham pleno domínio do espaço em que vivem e dessa forma, poder agir transformando-o de forma crítica e consciente.

Deste modo, é de suma importância o trabalho do professor de Geografia com os mapas em sala de aula.

Esta semana inicio o meu ciclo de HTPC´s a respeito da temática Alfabetização Cartográfica, aos professores que necessitarem de materiais para oficinas e ideias de práticas, estarei postando ao longo do mês algumas estratégias para trabalhar com os alunos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário