Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

domingo, 11 de abril de 2010

Estudo dos solos - uma reflexão para as atividades agrícolas (Atividade prática)

Preparação de um solo agrícola (5ª série)

Objetivo

Existem vários tipos de solo, conforme varia a proporção entre os componentes, isto é:

1. Solo argiloso: é aquele que contém mais de 30% de argila, que você já conhece como "barro". (Você poderá reconhecê-lo molhando um punhado de terra. Se esta se transformar em uma pasta grudenta é porque o solo é argiloso).
2. Solo Arenoso: é aquele que contém mais de 70% de areia.
3. Solo Calcário: é aquele que contém mais de 30% de calcário.
4. Solo Humífero: é aquele que contém mais de 10% de húmus.
5. Solo Agrícola: apresenta a seguinte composição: 60 - 70% de areia; 20 - 30% de argila; 5 - 6% de calcário e 10 - 30% de húmus.

Qual será o melhor solo para o desenvolvimento da agricultura? Vamos testar!

Material

• Cada equipe de alunos deve trazer 5 latas do tamanho da de leite condensado, furadas em baixo;
• Jornal velho;
• 1 copinho de café medidor;
• 1 saco plástico;
• Areia;
• Argila;
• Calcário;
• Húmus (terra vegetal);
• Feijão;
• Palito de sorvete;
• Água.



Procedimento

1. Forre a carteira com folhas de jornal.
2. Coloque em um saco plástico - 6 copinhos de areia, 2 copinhos de argila, 1/2 copinho com calcário e1 1/2 copinho marrom com terra vegetal e misture bem.
Obs: cada copinho deve conter 10% do volume total da latinha
3. Coloque o solo preparado em uma das latinhas e identifique como solo agrícola.
4. Use uma régua e marque uma altura de 2 cm no palito de sorvete. Com este palito faça um buraco com a profundidade dos 2 cm marcados para plantar o feijão.
5. Agora o professor deve preparar mais 4 latas com os seguintes conteúdos:

1) Argila + água
2) Areia + água
3) Calcário + água
4) Húmus + água

• Plante 2 sementes de feijão em cada uma das latas. As 2 sementes devem ficar afastadas uma da outra. A profundidade é 2 cm.

• Coloque todas as latas da classe na caixa de papelão, a qual deve ficar em um lugar claro e arejado.

• Regue todos os dias, com igual quantidade de água em cada lata, e observe freqüentemente.

• Passados alguns dias, observe atentamente.

• Retire a plantinha mais fraca, deixando só 1 em cada lata.

• Passadas algumas semanas (melhor, 1 semana após a queda dos cotilédones), compare novamente as plantas.

Questão para discussão

-> Qual é o melhor solo para a agricultura? Por quê?
-> Problematizar os diferentes tipos de solo.
-> Refletir acerca da importância da água para o solo e agricultura.

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