Objetivos:
Analisar e selecionar letras de músicas com relação às problemáticas sociais da Geografia do Cotidiano; desenvolver o entendimento teórico conceitual na relação das músicas e os conteúdos teóricos conceituais para Geografia; relacionar imagens com as letras das músicas; e finalmente, analisar e refletir sobre as letras de música e suas práticas pedagógicas em sala de aula.
Os videoclipes têm como objetivo geral analisar e refletir as letras das músicas relacionadas aos temas geográficos ligados às problemáticas sociais da Geografia.
Sugestões:
A coleta das músicas é feita após uma análise do perfil do gênero musical preferencial das turmas através de conversas ou votações realizadas. Após, buscamos letras que contemplem os conteúdos geográficos trabalhados pelo professor de Geografia com suas turmas na escola.
Músicas sugeridas para turmas de 6ºs anos:
"Planeta Água" de Guilherme Arantes, para trabalhar a questão da água.
"Palavras Repetidas" de Gabriel pensador, para trabalhar a questão da violência.
“Semeador” de Wilson Paim, para trabalhar as ambiências rurais.
“A Cidade” de Chico Science, para trabalhar as ambiências urbanas.
"Planeta Azul" de Chitãozinho e Xororó, para trabalhar a problemática do meio
ambiente e a reflexão acerca da necessidade da preservação do nosso Planeta em uma turma de 6º ano ou 7º ano.
A explanação destes temas nas aulas de geografia é realizada utilizando o recurso da música, prosseguindo de atividade em que os alunos buscam imagens que representem o que eles aprenderam e pensaram sobre os temas. A prática realizada na confecção do videoclipe é quando temos que relacionar seqüencialmente as imagens – fotos, desenhos ou gravuras – que eles escolheram para representar o tema trabalhado e encaixarmos as gravuras na letra da música produzindo o videoclipe. Para a criação deste recurso audiovisual trabalhamos em conjunto com os alunos através de softwares básicos na confecção de filmes como os programas Nero Vision ou Windows Movie Maker.
Este trabalho aborda práticas lúdicas, comprovando ter sido práticas-pedagógicas prazerosas e educativas, evidenciando que a utilização de recursos didático-pedagógicos alternativos podem contribuir para desmistificar o rótulo do ensino tradicional de geografia melhorando o processo de ensino aprendizagem.
Adaptado do artigo de Ederson Ayres, Adriano Gracioli, Sandra Ana Bolfe e Igor Pereira.
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